Falta espaço? Quer organização? Saiba escolher o cãozinho ideal

Ter a companhia de um cãozinho pode melhorar muito o ambiente do lar. Se você não vê a hora de ter um animalzinho do seu lado, mas se preocupa com o espaço da casa para poder recebê-lo, é bom analisar alguns fatores antes de escolher qual será a raça do seu melhor amigo.

Para começar, é preciso responder algumas perguntinhas básicas. É o que indica a veterinária Giulliana Tessari, do Grupo Pet Center Marginal. "Será que a raça requer escovação diária, terei tempo para fazer isso? Uma caminhada rápida irá deixá-lo satisfeito? Em qual horário serão os passeios? Ele vai se dar bem com os meus filhos pequenos? Será que latirá com frequência, incomodando os vizinhos? Essas questões e outras devem ser respondidas para garantir a saúde física e mental de humanos e cães", aconselha.

Moro em apartamento – As raças de pequeno porte se adaptam melhor em lugares mais compactos. É importante que fiquem bem quando estão sozinhos e sejam sociáveis. Exemplos: Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Jack Russel Terrier, Shih-Tzu, Lhasa Apso, Cocker Spaniel, Yorkshire, Spitz, Pastor de Shetland, Poodle e West Highland Terrier. Já os de maior porte, embora até possam se adaptar a apartamentos mais amplos, se dão melhor em casas.

Preciso de um cão silencioso – Os cães latem por motivos distintos. Os de guarda fazem isso como sinal de alerta (Pastor Alemão, Schnauzer, PinScher, Rotweiller, Doberman), já os demais são para chamar a atenção do dono, por ansiedade, medo, solidão e tédio. Esse tipo de comportamento independe da raça. Sabe-se, no entanto, que cães como Shih-Tzu, Lhasa Apso, Husky Siberiano e Akita costumam ser mais silenciosos.

Trabalho o dia inteiro – Todos gostam de cuidados e carinhos de seus donos, mas algumas raças vivem bem sozinhas. Exemplos: West Higland Terrier, Shih-tzu, Teckel, Lhasa Apso, Akita, Pug, Bulterrier, Malamute-do-Alasca, Husky Siberiano, Golden, labrador, Boxer, Beagle e Chow Chow.

Sem tempo para cuidar dos pelos – Todos os cães necessitam de escovação diária, porém os cães com pelagem média e longa exigem tosa e banho com maior frequência, o que envolve disponibilidade de tempo e verba no orçamento. Opte por cães de pelo médio a curto, como Beagle, Basset Hound, Bulldog Francês/Boston Terrier, Bulldog Inglês, Sharpei, Pug (mas requerem a limpeza das dobrinhas pelo corpo), Dachshund (Teckel), Boxer, Pastor Alemão e Pastor de Malinois.

Fico preocupada com as crianças – Algumas raças que são mais indicadas para crianças: West Higland Terrier, Shih-tzu, Teckel, Pequines, Lhasa Apso, Pug, Labrador, Golder Retriever, Cocker Spaniel, Boxer, Beagle, Terra Nova, Pastor Alemão e Poodle. Deve-se, no entanto, tomar cuidados com as raças menores, já que as crianças nem sempre têm noção de que podem machucar os pets com as suas brincadeiras. Entre as raças pouco afáveis aos pequenos: Chihuahua, Jack Russel Terrier, Pinscher, Spitz Alemão, Maltês e Yorkshire.



Comentários (0)


Deixe um comentário